Nutrição Clínica Funcional

CADA PESSOA É ÚNICA. NUTRIR É MAIS QUE ALIMENTAR

O que é a Nutrição Clínica Funcional?

 

A Nutrição Clínica Funcional é considerada por muitos como a Nutrição do Século XXI.

Cientificamente fundamentada, engloba os conhecimentos das Ciências da Nutrição e Alimentação e enriquece-os com o reconhecimento de que cada indivíduo é único.

É único no conjunto dos seus genes e na expressão genética que favorece e estimula.

É único na forma como, imunologicamente, tolera ou não tolera os alimentos que habitual e regularmente ingere. Nesta tolerância / intolerância reside, escondido, um fator de modulação da nossa saúde e bem-estar.

É único na inter-relação sinérgica de ritmos biológicos, de trabalho, de lazer, de descanso.

 

Como funciona a Nutrição Clínica Funcional?

A Nutrição Clínica Funcional reconhece também que os alimentos e os nutrientes fazem muito mais que nutrir e fornecer calorias. Reconhece que os alimentos são capazes de modular inúmeras funções orgânicas, comunicação hormonal e expressão genética.

A Nutrição Clínica Funcional atua na prevenção e no tratamento.

A Nutrição Clínica Funcional trata o indivíduo que tem a doença, entendendo o que o levou a manifestar a doença, e não apenas a doença que o individuo tem.

 

Como é feito uma consulta de Nutrição Clínica Funcional?

As consultas de Nutrição Funcional levam nos a compreender profundamente a pessoa alvo da consulta, as suas motivações e dificuldades, a sua especificidade de ritmo e opções de estilo de vida, as suas preferências alimentares e, por fim, as características do seu caso clínico.

O passo seguinte é a elaboração do plano alimentar, personalizado, e que permita atingir o objetivo definido.

Nesta fase é estimulada a sua participação ativa, numa atitude proactiva de responsabilidade, indispensável para um plano alimentar bem sucedido.

Nas consultas de Nutrição Funcional damos uma especial ênfase à informação e pedagogia alimentar.

O nosso objetivo é aumentar o conhecimento e a consciência alimentar, necessárias à tomada de decisão perante as escolhas da alimentação do dia-a-dia.