10 alimentos que ajudam você a viver mais

05/02/2013 17:48

10 alimentos que ajudam você a viver mais

Na busca pela longevidade, não há receitas milagrosas. Mas o que está em seu prato pode ser mais importante do que se imagina. Alguns alimentos ricos em substâncias antioxidantes, permitem que se viva mais e melhor. Eles têm a capacidade de combater os temidos radicais livres, principais agentes de envelhecimento das nossas células.

Aqui está uma lista contemplando 10 alimentos que não podem faltar na dieta, para aumentar a qualidade de vida e retardar o processo de envelhecimento.

1- Geleia Real: contém vitaminas C e E e o inositol de ação antioxidante. Estudos demonstram ainda, que os aminoácidos presentes em sua composição podem auxiliar na síntese de colágeno, responsável pela sustentação da pele. Assim, este superalimento é capaz de combater flacidez e rugas, retardando o envelhecimento.

Como Consumir? A geleia real pode ser encontrada in natura e liofilizada cápsulas. A versão in natura deve ser guardada sob refrigeração e seu consumo deve ser feito em jejum, colocando-a embaixo da língua. Deve-se aguardar alguns minutos para sua completa absorção antes de consumir alimentos. A quantidade de consumo sugerida para adultos é de 1g ao dia. Para crianças, acima de 4 anos, metade da dose 0,5g/dia. Já a liofilizada em cápsulas dispensa a refrigeração e deve ser usada segundo recomendação do fabricante.

2- Chia: devido ao alto teor de ômega 3, auxilia na redução e controle de colesterol, triglicérides e hipertensão arterial. Contém ácido caféico e clorogênico, antioxidantes que neutralizam a ação dos radicais livres, podendo prevenir contra câncer, doenças cardiovasculares e retardando o processo de envelhecimento.

Como Consumir? Recomenda-se a utilização de 2 colheres de sopa da semente ao dia. Pode ser misturada em sucos, vitaminas, iogurtes, frutas, saladas e para enriquecer receitas de pães e bolos.

3- Frutas Vermelhas: morango, framboesa, amora, açaí, uvas escuras, mirtilo, cranberry, goji... suas cascas têm cores que vão de vermelho a arroxeado e são ricas em flavonóides, antioxidantes que neutralizam a ação dos radicais livres. Também são fontes de vitaminas C e E, o que aumenta seu poder antioxidante.

Como Consumir? Para termos os benefícios dessas frutas elas devem ser consumidas in natura, na forma de polpa congelada ou desidratadas. Devem aparecer no cardápio como opção de sucos, em saladas de frutas, misturadas em iogurtes ou secas como opção de lanches entre as refeições.

4- Óleo de Abacate: possui alto teor de vitamina E, de potente ação antioxidante. É rico em ácido oleico ômega 9, que promove o aumento do HDL colesterol e a redução do LDL colesterol, contribuindo para a prevenção de doenças cardiovasculares. Os fitoesteróis presentes no óleo conferem uma ajuda extra na prevenção deste tipo de doença.

Como Consumir? Pode ser adicionado em saladas, torradas, ou ainda, para finalizar pratos quentes.

5- Algas Marinhas: sendo caracterizadas com alto potencial antioxidante – contém vitaminas, minerais e clorofila em sua composição – as algas marinhas combatem a formação de radicais livres, exercendo desta forma, um papel importante na prevenção de doenças degenerativas.

Como Consumir? Podem ser adicionadas à pratos saladas, sopas, consumidas na forma de snacks ou de suplementos cápsulas, com a spirulina ou a chlorella.

6- Chás Verde e Branco: contém epigalocatequina-galato EGCG, um dos antioxidantes mais potentes conhecidos. Numerosos estudos têm relacionado o consumo destes chás à taxas mais baixas de doenças cardíacas, câncer e doença de Alzheimer.

Como Consumir? Recomenda-se o consumo de 3-6 xícaras de chá ao dia. Para aqueles que não toleram o seu sabor, uma dica é bater o chá já pronto com suco de fruta, preparando um suchá.

7- Cúrcuma: fonte de curcumina, de ação antioxidante, evita o envelhecimento precoce. Possui potencial anticâncer, destoxificante, antimicrobiano e antiinflamatório. Protege nosso organismo contra doenças cardiovasculares e a iniciação e desenvolvimento de tumores.

Como Consumir? A cúrcuma não pode ser aquecida em excesso. Uma boa dica é adicioná-la no final do cozimento do arroz integral ou do molho de tomate.

8- Óleo de Coco: rico em vitamina E, que atua reduzindo o processo de envelhecimento das células. Fortalece a imunidade e atua no controle das taxas de colesterol, prevenindo contra doenças cardiovasculares.

Como Consumir? Pode ser consumido puro, misturado em sucos, vitaminas, saladas de frutas, iogurtes e saladas. Recomenda-se iniciar o consumo com ½ colher de sopa e aumentar gradativamente para até 3 colheres de sopa ao dia.

9- Oleaginosas: avelãs, nozes, amêndoas e castanhas possuem grandes quantidades de nutrientes antioxidantes que retardam o envelhecimento; além de ácidos graxos monoinsaturados, que possuem ação anti-inflamatória, contribuindo para a redução do risco de doenças cardiovasculares.

Como Consumir? Recomenda-se o consumo de uma porção de 30g ao dia.

10- Maca Peruana: fonte de selênio e das vitaminas C e E, que possuem ação antioxidante. Contém ômegas 3 e 9, que auxiliam no controle das taxas de colesterol, prevenindo contra as doenças cardiovasculares.

Como Consumir? Pode ser adicionada em sucos e vitaminas. Recomenda-se o consumo de 2 colheres de sopa ao dia.

Dra. Thelma Vicente